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É POSSÍVEL REVERTER PRÉ-DIABETES ATRAVÉS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS?


Olá! Imagine uma dieta diária pobre em fibras, repletas de gorduras saturadas e carboidratos simples, em especial os açúcares.


Isso favorece não somente o ganho de peso, como também faz com que a Insulina, responsável por controlar o nível de Glicose no sangue, então pare de funcionar da forma adequada.


Com o tempo, o organismo passa a ficar mais “resistente” a esse hormônio em um progresso contínuo que passa pelo quadro de pré-diabetes até desencadear, de fato, o diagnóstico do Diabetes tipo 2.


Para explicar melhor, o Pré-Diabetes já significa a presença de um nível de Glicose alterado, porém ainda não “preenche” os requisitos de um paciente diabético, por exemplo.


🔹 No exame de sangue, essa fase é sinalizada com os marcadores da Glicose acima de 100 até 125 mg/dL, em jejum;


🔹 Já no Teste de Tolerância Oral, o nível varia entre 140 e 199 mg/dl de glicose;


🔹 Ou entre 5,7% e 6,4% no Teste de Hemoglobina Glicada.


🤔 Bom, se estamos falando sobre os impactos da alimentação neste processo, por que é que não escolhemos um título sobre os hábitos alimentares?


Simples! Porque sempre que se trata de saúde, há um conjunto de fatores que a influenciam.

Segundo o estudo chamado DPP (Diabetes Prevention Program), não é somente a mudança no cardápio que pode ajudar a evitar que a doença se instale.


Ao incluir a prática regular de alguma atividade física como um hábito do dia a dia, isso ajudará na redução de peso, minimizando as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 60%.


Mas, claro, escolher alimentos mais saudáveis também contribuem - e muito - para reverter o quadro de Pré-Diabetes, a exemplo do consumo equilibrado e bem orientado de Oleaginosas, alimentos ricos em água e fibras, frutas e vegetais, além de reduzir carnes gordurosas e eliminar os açúcares.


👉 Este post possui caráter informativo e não serve para substituir a Avaliação Médica Individualizada. O acompanhamento é fundamental para a prevenção e o tratamento sempre!