• Imunogenix

AFINAL, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SORO E VACINA?


Olá! Muito temos ouvido falar sobre vacinas ultimamente, até por conta daquelas que estão em desenvolvimento para o combate ao Covid-19…


E isso pode aflorar uma boa dúvida: Afinal, qual é a diferença entre “Soro” e “Vacina”?


Uma semelhança é que estes dois produtos são fabricados a partir de organismos vivos e, devido a isso, são considerados imunobiológicos.


Outra, é que ambos atuam como imunizadores, tendo um objetivo em comum: proteger-nos contra agentes estranhos. Porém são usados em situações bastante diferentes entre si:


🔹As VACINAS são usadas como uma forma de proteção, estimulando nosso organismo a produzir anticorpos contra uma determinada patologia (forma de imunização ativa).


🔹Já os SOROS não promovem essa imunização, por serem anticorpos previamente produzidos em outro organismo e só então inseridos no organismo a ser tratado (neste caso, trata-se de uma imunização passiva).


Eles são administrados em casos em que há necessidade de um tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.


Um bom exemplo para ilustrar, são os tratamentos contra peçonhas de cobras, aranhas e toxinas bacterianas.


👉 Em resumo, a VACINA é uma medida preventiva e o SORO, uma medida corretiva. Ambos são fundamentais para a nossa saúde, pois são verdadeiros protetores do nosso Sistema Imune!


🔹 E você, sabia dessas diferenças? Conte com o Laboratório Imunogenix para Diagnósticos que geram resultados!


913 views0 comments