• Imunogenix

CABELO CAINDO? A DEFICIÊNCIA DE FERRO PODE SER UMA DAS CAUSAS


Olá! Se você já sofreu ou sofre com queda de cabelo, saiba que uma das causas pode ser devido à deficiência de Ferro.


Imagine que, quando há pouca concentração desse mineral, ou seja, abaixo do necessário para as funções essenciais como, por exemplo, a produção de glóbulos vermelhos, nosso organismo o retira de regiões onde sua função é “menos essencial”. Uma delas é o folículo piloso e, com isso, o cabelo fica enfraquecido e acaba caindo.


Um único fio de cabelo cresce em média por até 5 anos, até cair e ser substituído, mas em casos onde a ferritina é insuficiente, o ciclo de vida do cabelo fica menor.


Sim! A ferritina baixa também afeta a capacidade do cabelo crescer, podendo mudar a textura do cabelo, deixando-o mais fraco e frágil.


Essa deficiência é identificada quando dosamos a Ferritina, a proteína principal de armazenamento de ferro no corpo, através do exame de sangue que mostra as reservas de ferro nas células (podendo estar abaixo do normal em casos assim).


🔹 “Mas o que fazer se o exame de Ferritina realmente concluir valores baixos?” 🤔


Uma boa notícia é que a queda capilar, em consequência de um resultado de baixa Ferritina, pode ser reversível.


Com o diagnóstico do problema, o médico que lhe acompanha será capaz de recomendar o nível mais adequado de suplementação se assim entender necessário, prescrever tratamentos específicos e indicar uma dieta rica em alimentos em Ferro de acordo com as suas individualidades.


⚠ Lembre-se: O acompanhamento profissional é fundamental, já que a queda dos fios pode ser proveniente de outros problemas que só serão corretamente identificados por meio de uma abordagem completa de Avaliação.