• Imunogenix

COMO CONTROLAR O MEDO DAS CRIANÇAS NA HORA DA COLETA DE SANGUE?


Olá! Há pouco tempo atrás recebemos o depoimento de uma das nossas pacientes mirins e que, claro, nos deixou muito felizes. Porém isso também nos fez refletir:


Afinal, como controlar o medo das crianças na hora da Coleta de Sangue?


Apesar do medo da picada da agulha ser uma reação bastante comum a elas, é importante não privá-las de momentos assim. A infância é a melhor fase para assimilar a importância dos cuidados à saúde e isso vai espelhar até mesmo na vida adulta.


Por isso, reunimos toda a equipe do Imunogenix e ouvimos a recomendação de cada um dos nossos profissionais para ajudar seus pequenos neste momento tão delicado:


1 ▪ Fale a verdade - Deixe a criança preparada para a coleta, entendendo que receberá uma “picadinha” no braço, mas que será rápido. Enganá-la ou dizer que não sabe como será o exame, só vai deixá-la mais ansiosa, podendo até mesmo quebrar o vínculo de confiança entre vocês.


Uma ideia interessante é demonstrar em casa, antes do exame, como será o procedimento com um boneco, para que a criança já saiba o que acontecerá.


2 ▪ Demonstre segurança - Não deixe o nervosismo transparecer para eles. Se os pequenos o perceberem, irão entender que há motivos para isso, por isso mantenha-se firme.


3 ▪ Não tem problema chorar - O choro é a forma da criança se expressar e não deve ser reprimido. Tente sempre acalmá-la explicando que é uma situação temporária, que só vai ser alguns minutinhos.


4 ▪ Recompense - Elogie a coragem do seu filho, afinal ele conseguiu realizar a coleta. Que tal um certificado de coragem ou um grande abraço?


5 ▪ Nós somos seu aliado! - Escolha o laboratório também é importante: Um ambiente lúdico, com atendimento personalizado e especializado faz muita diferença.