• Imunogenix

INTOLERÂNCIA X ALERGIA ALIMENTAR: EXISTEM DIFERENÇAS?

Updated: Aug 26


Olá! Uma dúvida que tem se tornado frequente a respeito da alimentação é:


Existem diferenças entre Intolerância e Alergia Alimentar? O que cada uma ocasiona no nosso organismo?🤔


A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar, é a resposta que o organismo emite quando entra em contato com determinado alimento, veja: 👇


🔹Na alergia há uma resposta imunológica imediata, ou seja: o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente “agressor” e, por isso, os sintomas são generalizados.


A reação pode envolver todos os órgãos, desde inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e desarranjo intestinal estão entre as manifestações que aparecem após a ingestão.


Claro que isso depende de cada paciente de forma individual, mas separamos abaixo alguns dos principais alimentos que costumam causar alergia alimentar:


🔸 Peixes e frutos do mar;

🔸 Ovo;

🔸 Trigo;

🔸 Soja;

🔸 Amendoim;

🔸 Castanhas;

🔸 Leite e seus derivados;

🔸 Gergelim.


🔹 Já a intolerância alimentar é uma desordem completamente diferente. Por exemplo, no caso da deficiência da lactase - a uma enzima responsável pela hidrólise da lactose em partículas menores - a lactose não é digerida, atraindo água ao intestino e consequentemente causando desarranjos intestinais.


Os efeitos da intolerância chegam a demorar horas ou dias para se manifestar, ficando quase restritos ao aparelho digestivo. Entre os principais sintomas estão: dor abdominal, gases, e enjoos.


Ao contrário da alergia, esse tipo de transtorno até permite que haja um consumo da substância não tolerada, desde que com orientação de um médico ou um nutricionista.


👉 E você, já conhecia as diferenças entre alergia e intolerância alimentar? Conte a sua experiência ou as suas dúvidas para que possamos solucionar em posts futuros! 😉