• Imunogenix

O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME DE ESPERMOCULTURA?

A Espermocultura é um exame que tem como objetivo avaliar a qualidade do sêmen e detectar a presença de agentes patogênicos, capazes de causar processos inflamatórios.

Como esses microrganismos podem afetar outras regiões genitais, é muito importante fazer uma higiene completa da área antes de realizar a coleta, para não haver nenhum risco de contaminação.


O exame é feito a partir da coleta de uma amostra de líquido seminal, cuja amostra é armazenada em um frasco devidamente esterilizado.


Não há necessidade de abstinência sexual prévia se a solicitação for apenas de espermocultura. Se houver, no mesmo pedido, espermograma e exame de urina, é recomendável coletar sempre a urina em primeiro lugar.


Se o resultado for positivo para alguma bactéria, por exemplo, pode ser necessário realizar posteriormente um Antibiograma, para determinar o antibiótico que a bactéria é sensível, sendo assim o mais indicado para o tratamento.


A presença de microrganismos habitualmente não patogênicos em quantidade inferior a 5.000 UFC/mL pode ser considerado um resultado normal.


🔹 Mas, afinal, qual a diferença entre a Espermocultura e o Espermograma? .

O Espermograma é um exame em que é avaliada a quantidade e qualidade dos espermatozóides. Também são as analisadas as funções dos testículos e das glândulas seminais quando se desconfia de algum problema de fertilidade.


Já a Espermocultura analisa o sêmen de forma a detectar a presença de microrganismos causadores de doenças.


Quer saber mais? Deixe suas dúvidas nos comentários desse post ou entre em contato conosco:👇



▪ De 2ª a 6ª - das 08hs às 17hs | 📞 +55 11 3739.5239 | 📲 +55 11 99991.5223