• Imunogenix

O QUE VOCÊ SABE SOBRE O CORONAVÍRUS? BUSQUE INFORMAÇÕES SEGURAS!


Olá! Hoje nosso conteúdo é de informação pública, afinal de contas, o que você sabe sobre o Coronavírus?


O surto da doença iniciado em Wuhan (China) é motivo de atenção em relação à saúde por ser classificado uma epidemia com emergência pública global pela Organização Mundial da Saúde.

Apesar do assunto ter tomado grandes proporções apenas do final do ano passado para cá, este gênero viral não é inédito e já fez parte dos grandes noticiários em 2002 quando veicularam sobre a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS).


🔹 Mas qual é a relação entre as 2 doenças?


Na verdade, a SARS era causada por um outro Coronavírus que, na época, também havia deixado o mundo em alerta. No caso do COVID-19 (nome dado ao atual Coronavírus), o RNA é positivo e a cepa de Wuhan, especificamente, possui cerca de 30 mil bases de comprimento, sendo bem semelhante ao vírus da SARS, por isso a associação entre os dois tipos.


Além disso, todas as outras pandemias, como a gripe H1N1, por exemplo, possuem um aspecto em comum: são causadas por vírus, estruturas simples formadas por um fragmento de ácido nucleico (DNA ou RNA) protegido por um envoltório celular, como se fosse uma cápsula protetora.


E não, não se tratam de seres vivos, já que não podem se reproduzir fora de um hospedeiro. Os vírus precisam “usar” um determinado tipo de célula onde se hospedam, comprometendo sua função, tornando-se um “patógeno”.


🔹 Este é o momento de manter a calma, buscar por informações de fontes seguras, como por exemplo, da OMS e das organizações locais de saúde com seus protocolos em busca de manter a saúde pública.


A informação e os cuidados básicos para evitar a disseminação do vírus são as melhores estratégias a serem tomadas (por enquanto!). Vamos aguardar atentos por novas atualizações sobre o assunto! 😉