• Imunogenix

PARA QUE SERVE A DOSAGEM DE GORDURA FECAL?


Quando se pensa em exame de fezes, muitas vezes nos lembramos apenas das análises feitas em crianças, mas a verdade é que ele pode detectar inúmeros diagnósticos como, por exemplo, a quantidade de gordura proveniente de uma alimentação inadequada, bile, secreção intestinal e células descamadas.


O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.


Assim, é recomendado reduzir a ingestão de gorduras na alimentação e, por isso, é muito importante evitar incluir na dieta alimentos com gorduras ruins.


Porém, quando as alterações na alimentação não são suficientes para tratar esse diagnóstico, é preciso realizar outros exames que ajudam a identificar se existe alguma doença que possa estar causando o surgimento da gordura nas fezes, como:


🔹 Intolerância à lactose;

🔹 Doença celíaca;

🔹 Fibrose cística;

🔹 Doença de Crohn;

🔹 Doença de Whipple.


Nesses casos, o tipo de tratamento pode variar a depender do problema identificado e de acordo com as orientações médicas.



🔹 Conte com o Laboratório Imunogenix para Diagnósticos que geram resultados!

📞 (11) 3739-5239 | 📲 (11) 99991-5223