• Imunogenix

POR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O QUE SÃO PATÓGENOS EM TEMPOS DE PANDEMIA?


Você sabia que entender sobre os patógenos (vírus, fungos, protozoários ou bactérias) pode nos ajudar - e muito - a entender melhor as doenças que podem nos atingir, inclusive o atual coronavírus?


👨⚕ Bom, tratam-se de microrganismos que, em algumas condições, podem causar doenças infecciosas no organismo em que se hospedam, como o nosso corpo, por exemplo.


É importante lembrar que, muitos são inofensivos ao nosso corpo, mas alguns podem sim causar malefícios e sintomas. Isso ocorre devido ao que chamamos de “Patogenicidade” e “Virulência”. Nomes difíceis? Nem tanto:


🔸 O primeiro é a capacidade do agente patógeno em provocar alterações no nosso organismo (sejam elas de grande patogenicidade - como o Sarampo que causa sintomas em praticamente todos os infectados, sejam os de baixa patogenicidade - quando poucos infectados os manifestam).


🔸 Já a Virulência (alta ou baixa) se trata do dano causado no organismo hospedeiro. Portanto, a virulência indica a intensidade/gravidade das doenças causadas pelo invasor.


Os patógenos podem, sim, ser identificados por meio de exames laboratoriais!


👉 Entender sobre isso e procurar fontes confiáveis é fundamental, afinal, desde o surto da Covid-19, diversos termos vêm sendo usados para informar sobre o vírus.


E isso é ótimo: informe-se para saber de que maneira isso pode afetar o seu organismo e, principalmente, como prevenir e tratar.


E você, consegue reconhecer estes termos quando ouve as notícias? 👀


268 views0 comments