• Imunogenix

POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER SEU TIPO SANGUÍNEO?


Olá! Com certeza todo você já ouviu falar em sangue “A”, “AB”, “O”…Afinal, quais são as diferenças?


Bem, podemos dizer que essas classificações significam a presença de antígenos do tipo A ou B nos glóbulos vermelhos e os anticorpos (presentes no plasma).


O sangue pode ter apenas um, ambos ou nenhum deles::


🔸 Tipo A: presença do antígeno A e do anticorpo B;

🔸 Tipo B: presença do antígeno B e do anticorpo A;

🔸 Tipo AB: presença dos antígenos A e B e ausência de anticorpos;

🔸 Tipo O: ausência de antígenos e presença de anticorpos A e B.


Já o fator Rh do sangue se relaciona à presença ou à ausência de outro tipo de antígeno nas hemácias. (Rh positivo quando o antígeno está presente / Rh negativo quando não está).


Lembra que iniciamos esse papo afirmando que é muito importante saber a tipagem sanguínea?


Além de fornecer os possíveis tipos sanguíneos dos pais e filhos, imagine uma mulher de Rh negativo. Se ela engravida de uma criança cujo fator Rh do sangue é positivo, então desenvolve anticorpos ao longo da gestação e, na próxima, gravidez de um bebê com fator Rh positivo, estes anticorpos “atacam” o novo embrião, causando um aborto.


É possível resolver isso tomando uma medicação específica e é um bom exemplo para mostrar a importância da tipagem sanguínea.


Outra situação vital são as emergências com significativa perda de sangue. Nem sempre há tempo de enviar uma amostra de sangue para o laboratório para pesquisar o tipo e o fator Rh. Assim, ter tais informações disponíveis em documentos, pode agilizar - e muito - o atendimento, salvando vidas.


👉 Para saber mais sobre o Exame de Tipagem Sanguínea, envie-nos um Direct ou ligue para nós:


📞(11) 3739.5239 📲 (11) 956093203

.

622 views0 comments