• Imunogenix

PORQUÊ OS MÉDICOS SOLICITAM A ANÁLISE DE T 4 NOS EXAMES DE ROTINA?


A Tiroxina Livre, mais conhecida como T4 livre é um hormônio circulante na nossa corrente sanguínea, produzido pela Tireóide em uma proporção média de 80% de T4 para 20% de T3, a tri-iodotironina. Na prática, quando o T4 entra na corrente sanguínea e chega em outros órgãos e tecidos, transforma-se em T3 para dar energia às células, controlar e influenciar todo o nosso metabolismo.


Esse tipo de exame de rotina é essencial para monitorar a saúde em diversas fases da nossa vida, seja para a prevenção ou até mesmo para situações em que o paciente já precisa de um tratamento nesse sentido. Veja:


▪ Quando a tireoide produz muito T3 e T4, nosso metabolismo "acelera";

▪ Quando a tireoide produz pouco T3 e T4, o nosso metabolismo se torna "mais lento";

▪ Ambos os resultados de T4 (diminuídos ou aumentados) estão associados a várias doenças tireoidianas crônicas que influenciam o funcionamento do metabolismo.


Portanto, quando o médico solicita esse exame, o objetivo é avaliar como está a função tireoidiana, além de avaliar a quantidade de hormônio T4 disponível na corrente sanguínea para ser utilizado pelos nossos órgãos e tecidos.

👉 É importante comunicar sobre o uso de medicamentos no momento da coleta do exame, já que alguns podem alterar os resultados do T4 livre. Neste caso, seu médico irá determinar se será necessário interrompê-los para fazer o exame ou não.


🔹 Conte com o Laboratório Imunogenix para diagnosticar um possível quadro de Hipotireoidismo (resultados baixos) ou de Hipertireoidismo (resultados elevados) e cuidar do que você tem de mais valioso: sua saúde!


Para agendamento de Coleta Domiciliar, ligue: 📞(11) 3739-5239 | 📲 (11) 99991-5223