• Imunogenix

VOCÊ SABE PARA QUE SERVE A DOSAGEM DE GLUCAGON?

O glucagon é um hormônio produzido pelas células do pâncreas e tem efeito oposto à Insulina, ou seja:

- aumenta os níveis plasmáticos de Glicose, Cetoácidos, Ácidos Graxos Livres;

- e diminui os níveis de Aminoácidos.


Índices altos deste hormônio podem estar relacionados a uma síndrome conhecida como Glucagonoma (tumores produtores de glucagon).


👉 Quando há essa hipótese, o médico solicita um exame de sangue para chegar ao diagnóstico positivo ou negativo, bem como para avaliar distúrbios hiperglicêmicos gerados pelo Glucagon no organismo.


👉 Para que os resultados desse teste sejam considerados favoráveis, o índice pesquisado deve estar abaixo de 208,0 pg/mL.


Podemos dizer que, em geral, uma concentração sanguínea de Glucagon em torno de 1000 pg/mL indica níveis muito altos, podendo significar a presença desses Glucagonomas.


👉 Porém, nada melhor que a avaliação médica com base nos sintomas e resultados apontados laboratorialmente para interpretar e determinar um diagnóstico mais assertivo, já que os resultados menores (entre 600 a 1000 pg/mL) também podem ser indícios fortes desse diagnóstico.


Este exame requer jejum de 8 horas antes da coleta sanguínea, por isso, tente-se às recomendações para o período pré-exame e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco: .

▪ De 2ª a 6ª - das 08hs às 17hs | 📞 +55 11 3739.5239 | 📲 +55 11 99991.5223